Lojas Virtuais - O mundo dos E-Commerces

21 novembro 2006

A importância dos comentários dos clientes

O que vale mais? Uma venda ou um novo cliente?

Vejo em muitos sites a falta de uso dos comentários dos clientes sobre determinado produto que comprou, ou que já tenha usado e simplesmente quer compartilhar sua experiência com outras pessoas.

Um dos melhores marketing, se não o melhor, é o marketing boca-a-boca. Tanto negativo, como positivo ele vem para o bem de sua loja virtual. Mas como a publicidade boca-a-boca negativa pode me ajudar?

Simplesmente, respondendo a pergunta inicial desse artigo:

- Imagine uma situação
  1. O cliente viu um produto e se interessou porém, não tem completo conhecimento do mesmo e está na dúvida se realmente aquilo irá agrada-lo.
  2. Ele irá direto na descrição pra ver se realmente aquele produto é o que ele deseja e se atende a todas as suas necessidades.
  3. Alguns irão procurar no google sobre tal produto.
  4. A descrição lhe agradando, sua loja tem boa chance de realizar a venda.
  5. Muitos irão procurar os comentários de outros clientes (se ele achar, bom pra sua loja, se não, você pode perder uma venda).
  6. Outros clientes mais antenados e que não queiram perder dinheiro irão procurar comentários ou matérias de sites especializados ou fóruns de discussão (viu como o cliente quer informação?)
  7. Comentários e matérias positivas sobre determinado produto: Venda garantida, cliente feliz e satisfeito - Comentários e matérias negativas sobre determinado produto - Venda não realizada, porém cliente feliz pois não comprou uma bobeira.
Ou seja, mesmo o cliente não comprando por ver que muita gente não gosta daquele determinado produto, ele fica satisfeito com as informações, e mesmo a loja perdendo uma venda, ela ganha um cliente, fidelidade com o cliente, e vê que a loja é séria e honesta.

Agora cuidado se você tem em sua loja os comentários habilitados e os mesmo passam por moderação. Não apague comentários negativos e caso um produto tenha muitos comentários negativos, reveja se realmente vale a pena promove-los. Por exemplo: não venda a tekpix.

Bom, então você decidiu habilitar os comentários dos produtos vendidos em sua loja. E agora, como fazer os clientes comentarem?

Vejo no submarino por exemplo, que muitos produtos não tem comentário então acho que um bom incentivo, seria colocar uma espécie de voto para cada comentário onde outros clientes podem dar notas para os comentários já postados por outros clientes e caso um comentário receba X pontos o cliente que escreveu ganha cupons de desconto ou brindes, ou então uma espécie de ranking dos melhores comentários, já que muitos na web procuram fama.

A web veio para conectar pessoas, as comunidades fazem sucesso por causa disso, que tal pensar em um community commerce com base web 2.0 ?