Lojas Virtuais - O mundo dos E-Commerces

26 novembro 2006

Diminua o risco de compra dos seus clientes

Nada mais frustrante do que se aventurar comprando um produto novo em alguma loja virtual e quando o mesmo chega em sua casa, não lhe satisfaz como você queria.

Com isso o cliente entra em contato com a loja e fala que não quer mais o produto o que gera gastos para a loja.

Qual a melhor ferramenta para uma loja diminuir o "risco de compra" do cliente?

INFORMAÇÃO

Abuse das informações. Coloque informações do que o produto faz, cores, tamanho, dicas de uso até. Informações técnicas, links para download de atualizações, enfim, quando maior o número de informações que um produto vendido tem, menor o "risco de compra".

Veja um exemplo para diminuir o risco de compra.

Loja de Livros

Inicialmente vamos ver o que você faria quando fosse comprar um livro em uma loja de tijolo e argamassa.
Você entra na loja -> Procura o livro -> Olha a capa -> Olha a contra-capa -> verifica o índice do livro -> da uma folheada rápida -> olha as informações do marcador de página (quando o livro tem) -> decide comprar.

Reparou a quantidade de informações que o cliente conseguiu com o livro em mãos? Então, com todas essas informações o cliente ficou mais seguro de estar levando um livro que realmente lhe agrade.

Repare nas informações destacadas em azul, essas informações muitas vezes não são encontradas em lojas virtuais de livros pois o cliente não está tocando no produto que está querendo comprar.

E como melhorar essas informações ? Vamos olhar lá fora.

Peguei esse exemplo para mostrar um recurso que a Amazon.com usa que é chamado de "Search inside".

Com esse recurso o cliente pode folhear o livro virtualmente vendo assim se realmente o livro lhe agrada.
É claro que não é necessário colocar todo um livro, mas sim algumas páginas.

Que tal também, colocar, além da foto da capa do livro, a foto da contra-capa? E do índice também.

E porque não colocar links de reviews do livro em sites especializados?

Além é claro de incentivar os usuários a comentarem depois da compra.

Quanto mais informação você dar ao seu cliente melhor. Isso compensa o fato do cliente não poder tocar o produto que está comprando e com os comentários (principalmente os positivos, mas isso não quer dizer que os negativos não ajudam) fica mais seguro de que fará uma boa compra.

1 Comentários:

  • Rodrigo,

    Primeiramente meus parabéns pelos Blogs!!

    Acabei de encontrá-los pelo Orkut e é exatamente o que eu procurava.
    Estou tentando desenvolver um e-commerce simples pra uma empresa mas nunca programei pra web (só desktop até hoje). Vejo que seus blogs irão me ajudar bastante!

    Um abraço e bom trabalho!

    Por Anonymous Anônimo, Ã s 5/12/06 17:09  

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